A resposta possível ao desafio que me foi feito, pelo Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal, de apresentar o meu testemunho sobre a ainda pouca experiência de utilização de blogues em Educação (apenas um ano e meio). Um diário de bordo resumido, simples reflexões de quem está apenas a começar. Não contem com certezas. Estejam certos de que sobrarão muitas perguntas. O caminho faz-se caminhando.
Como?
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
(No universo do 2º Ciclo... blogues com características generalistas)

Leitura. Pesquisa. Inspiração.
Atenção ao que vai sendo divulgado noutros espaços. À evolução das ferramentas.
Testar antes de aplicar. Desenvolvimento em paralelo de outros projectos – não apenas blogues - que vão ampliando as competências TIC do professor.

Explicação aos alunos. Envolvimento, motivação. Exemplificar... teia... outros blogues de alunos ou temáticos com interesse. Deixar o apetite abrir-se através da consulta, da viagem...

Construção de blogues de turma, generalistas, transversais, no contexto do desenvolvimento do Projecto Curricular de Turma.
Tomada de posição na turma. Decisão conjunta de todos os alunos relativamente ao nome do blogue, nome de utilizador, password, nome associado às entradas, template... Tarefa que não é fácil, mas é o momento fundamental de apropriação, de decisão, de partilha de poderes, de encontro, de união em torno de um projecto que permitirá a mais fácil integração dos alunos na turma, na escola, no trabalho escolar que sentem valorizado.

Numa fase inicial o professor tem maior controlo, coloca materiais seus e dos alunos e começa a solicitar participação mais activa através do endereço de correio electrónico que é criado para a turma.

A formação começa a acontecer... Área de Projecto, Estudo Acompanhado, aproveitam-se os momentos, integrando-os no contexto dos trabalhos em desenvolvimento. Não há formação desintegrada... os alunos aplicam e aprendem no processo, aproveitando para publicar conteúdos já previstos ou criar novos.

A motivação vai crescendo gradualmente até ao ponto em que nos escrevem a todas as horas avisando que há textos/trabalhos seus à espera de correcção e publicação... simultaneamente a turma avança também na divulgação dos projectos em grupo, os trabalhos, as iniciativas no contexto do Projecto Curricular...

A motivação para a escrita, para a correcção e qualidade final do produto é significativa. Os comentários vão estabelecendo laços, reforçam a confiança e a auto-estima.

O caminho vai-se abrindo e novas aprendizagens se vão fazendo...
Pretende-se que a autonomia se desenvolva e que, ao chegarem ao 7º ano passem a ser responsáveis pelo seu próprio blogue...
É um momento muito especial e comovente.
 
desfiado por Teresa Martinho Marques at 21:38 | Permalink