A resposta possível ao desafio que me foi feito, pelo Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal, de apresentar o meu testemunho sobre a ainda pouca experiência de utilização de blogues em Educação (apenas um ano e meio). Um diário de bordo resumido, simples reflexões de quem está apenas a começar. Não contem com certezas. Estejam certos de que sobrarão muitas perguntas. O caminho faz-se caminhando.
Porquê? Para quê?
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
Já muitos escreveram respondendo a estas questões.
Com que objectivos, com que metas, por que razão.
Poderia citá-los.
Mas encontram tudo isso nas ligações que aqui se partilham em vários pontos deste espaço.

Digo das razões mais simples. As essenciais (relacionadas com todos os envolvidos... professores, alunos, pais... outros...):





  • vontade
  • prazer
  • crença de que é útil
  • desenvolvimento da criatividade e da autonomia
  • criação de laços
  • optimização de recursos e renovação de metodologias de trabalho
  • alargamento do conceito de Escola, para além das paredes e dos muros e ampliação da comunidade educativa
  • aproximação entre alunos, entre alunos e professores entre a escola e os pais.
  • ligação ao mundo, quebra do isolamento, possibilidade de encontrar parceiros de trabalho com afinidades educativas, formação contínua informal e partilhada
  • crescimento pessoal/profissional (porta simples para outros voos - formação/auto-formação)
  • maior envolvimento dos alunos - mudança dos contextos de aprendizagem
  • maior motivação em termos globais e para o treino de competências na língua materna, nomeadamente da expressão escrita
  • tranversalização do currículo e das aprendizagens - unificação em torno de um projecto comum
  • exercício de cidadania (cooperação, decisão, gestão de conflitos)
  • maior visibilidade do trabalho desenvolvido
  • interactividade, alargamento do trabalho escolar, expansão da aula (comentários e outras partilhas)
  • troca de experiências, exercício de reflexão
  • valorização da imagem profissional do professor
  • excelente porta de entrada para outros voos nas TIC, pela simplicidade de utilização e pela aprendizagem e desenvolvimento da confiança - aperfeiçoamento de competências variadas
  • facilidade de partilha de materiais em diferentes suportes, com o auxílio de outras ferramentas complementares
  • ...

Voltar ao início

 
desfiado por Teresa Martinho Marques at 21:35 | Permalink